TomTom aplica tecnologia de navegação ao Fiat 500X

A TomTom anunciou hoje que a sua tecnologia de navegação passará a estar integrada nos sistemas de infoentretenimento Uconnect presente no novo Fiat 500X, que atingirá o mercado europeu nos primeiros dias do próximo ano.

tomtom

Todos os sistemas Uconnect, explicou a empresa, estarão equipados com o novo pacote de serviços Fiat Uconnect LIVE, que inclui o TomTom Traffic, TomTom Radares de Trânsito, TomTom Meteorologia e TomTom Places. A FCA e a Accenture desenvolveram conjuntamente a plataforma móvel Uconnect, onde estão hospedados estes serviços.

O novo sistema Fiat 500X Uconnect™ Radio Nav vai estar equipado com a linha completa da tecnologia Connected Navigation da TomTom em todas as viagens. Os condutores vão beneficiar de percursos mais rápidos com base no motor de busca de itinerários de qualidade superior e serviço de trânsito extremamente preciso da TomTom, que recebe diariamente cerca de 100 milhões de quilómetros de avaliações de trânsito em tempo real.

Jan-Maarten de Vries, vice-presidente do segmento automóvel da TomTom, referiu que “ao adicionar software e serviços LIVE da TomTom incluindo informação de tráfego exata, a mais recente informação sobre as estradas encerradas e quais os melhores percursos, a Fiat capacita os condutores com o conhecimento mais avançado da estrada à sua frente para os ajudar a fazer viagens mais rápidas.”

Milhões de utilizadores da TomTom, a nível mundial, disponibilizam de forma voluntária e anónima informação em tempo real. Os utilizadores TomTom usam estes

dados para calcular o melhor percurso com base em informação de velocidade real e não apenas com base nos limites de velocidade.

Recorrendo à informação de trânsito mais atualizada, a funcionalidade Traffic permite aos condutores chegarem mais rapidamente ao seu destino.

A funcionalidade dealertas de radares móveis e fixos de velocidade ajudam os condutores a evitar multas e a terem um percurso seguro e tranquilo nas estradas.

Outras funções permitem que os condutores procurem qualquer localização, desde uma bomba de gasolina a um supermercado, e naveguem diretamente até ao destino. Adicionalmente, os condutores podem receber previsões meteorológicas locais e para cinco dias para poderem fazer planos com base na mais recente informação climatérica.

O Fiat 500X inclui tecnologia Uconnect, com ambos os sistemas Radio Nav de cinco polegadas e 6,5 polegadas disponíveis.

Os novos serviços Uconnect LIVE permitem aos utilizadores a possibilidade de usarem aplicações populares incluindo: Radio Internet com Deezer e TuneIn, notícias através da Reuters, redes sociais com o Facebook e Twitter usando o plano de dados dos seus smartphones. Os condutores podem colocar os dispositivos de lado e controlar as aplicações usando o touchscreen do sistema Uconnect.

Eco:Drive exclusivo do Fiat 500X está agora conectado à cloud para transferência integrada de dados de condução, permite uma poupança de combustível até 16 por cento e reduz as emissões de CO2, ajudando a adquirir hábitos de condução sustentável. Graças ao my:Car com ajuda em tempo real, alertas personalizados e dados com base na cloud, a manutenção nunca foi tão fácil.