Twitter e YouTube voltam a ficar operacionais na Turquia

O acesso ao Twitter e ao YouTube foi já restaurado, depois de a Turquia ter banido as plataformas por terem partilhado fotografias do falecido procurador de Istanbul a ser ameaçado com uma arma de fogo durante uma situação de reféns.

O governo turco ontem embargou o acesso ao Twitter e ao YouTube no país, alegando que ao partilharem fotografias de Mehmet Selim Kiraz com o cano de uma pistola encostada à sua cabeça, empunhada por um radical da extrema esquerda pertencente, segundo a Bloomberg, ao grupo DHKP-C, estas plataformas digitais cometiam algo tão hediondo quanto o próprio ato terrorista.

Contudo, esta proibição veio a revelar-se uma medida temporária, visto que no fim do dia de ontem já o acesso ao Twitter e ao YouTube havia sido restabelecido.

A ordem judicial para desativar as plataformas fora, primeiramente, emitida por um tribunal turco depois de estas se terem recusado a eliminar a fotografias dos últimos momentos da vida do procurador de Istanbul.

Conta a Reuters que um porta-voz do Gabinete Presidencial de Erdogan disse ontem que fora um promotor público, congénere do falecido Kiraz, quem exigira a interditação do acesso ao YouTube e ao Twitter, afirmando que algumas plataformas de media atuavam como veículos da propaganda terrorista ao difundirem as fotografias do trágico acontecimento.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago