Twitter revoga acusação feita ao iOS 8

O CEO do Twitter admitiu que a perda de utilizadores não foi gerada por uma falha no iOS 8. Depois da atualização do sistema operativo ter sido avançada como a causa da diminuição da base de utilizadores da plataforma, Dick Costolo disse que fora o Twitter o responsável.

Na semana passada, durante uma reunião com investidores, o diretor financeiro da plataforma de microblogging, Anthony Noto, apontou um dedo acusativo a uma atualização feita ao sistema operativo da Apple, responsabilizando-a pela quebra na sua base de utilizadores.

Para além de ter avançado um bug na atualização do sistema operativo como o motor da quebra, Dick Costolo dissera ainda que a sazonalidade desempenhara também um papel substancial na perda de utilizadores, visto que, segundo consta, no quarto trimestre, tendencialmente, o nível de captação de novos utilizadores é consideravelmente menor.

Contudo, a empresa já deu a mão à palmatória, admitindo que a perda de cerca de três milhões de utilizadores foi da responsabilidade do Twitter, e Costolo afirmou que não existia nenhum problema com a atualização do browser Safari para dispositivos móveis, do iOS 8.

Independentemente da causa, a quebra foi crítica para o Twitter. No terceiro trimestre de 2014, a plataforma registou 13 milhões de novos utilizadores, o que representou uma queda face ao número conseguido no trimestre anterior (16 milhões). No último trimestre de 2014 foi registada uma adição de apenas quatro milhões, fazendo com que a empresa tenha agora uma média de 288 milhões de utilizadores ativos por mês.

Os resultados financeiros relativos ao quarto trimestre foram, ainda assim, positivos. Neste período, o Twitter registou receitas de 479 milhões de dólares, quase o dobro do conseguido no ano anterior. Também conseguiu aplacar a despesa líquida, que caiu para os 125 milhões de dólares, comparativamente aos 511 milhões perdidos no quarto trimestre de 2013.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago