41% dos escritórios de contabilidade já utilizam software na cloud

Um estudo desenvolvido pela GfK para a PRIMAVERA BSS, revela que a transformação digital do setor da contabilidade já começou.

Um estudo desenvolvido pela GfK, revela que a transformação digital do setor da contabilidade já começou.

A recolha de dados realizada entre 29 de agosto e 30 de setembro de 2021 junto de 300 escritórios de contabilidade, sediados em Portugal Continental e traça um retrato minucioso do setor, mostrando como estão estas empresas relativamente à digitalização, rentabilidade, número médio de colaboradores, número médio de clientes e dimensão das empresas que recorrem aos serviços dos Escritórios de Contabilidade.

Desenvolvido para o Accounting Summit, a pedido da PRIMAVERA BSS, um dos dados mais relevantes deste estudo prende-se com a digitalização, destacando-se que 41% destas empresas já usa soluções na Cloud.

No entanto, essa utilização é apenas para faturar e não como ferramenta de trabalho diária; por seu lado, 80% dos contactos com os clientes ainda são presenciais, evidenciando que ainda há um caminho significativo a seguir em matéria de digitalização.

Jorge Batista, cofundador da PRIMAVERA BSS e orador convidado do evento online Accounting Summit mostra alguma preocupação com estes dados: “Num tecido empresarial como o nosso, em que predominam empresas de micro e pequena dimensão muito dependentes dos seus contabilistas, é fundamental que os Escritórios de Contabilidade evoluam os seus processos, digitalizem as operações rotineiras, para poderem prestar serviços de real valor acrescentado que contribuam efetivamente para uma maior eficiência e rentabilidade”.

O estudo revela também que 78% dos profissionais que trabalham no setor têm qualificação superior ao nível da licenciatura, auferindo salários que variam entre os 800 euros e os 1000 euros brutos/mês (36%) e os 800 euros brutos/mês (25%).

O estudo pretende dar a conhecer a realidade do setor e apontar caminhos para a evolução de um setor que atualmente é constituído por cerca de 7 mil escritórios de contabilidade sediados no país.