Altice Portugal investe nos Açores

O 5G MEO vai estar disponível em todas as ilhas da Região Autónoma até ao final deste ano.

Para a Altice Portugal, as ilhas dos Açores têm sido uma prioridade na defesa da igualdade de acesso e da proximidade ao território.

A cidade de Ponta Delgada, que concentra mais de um quarto dos 243 mil habitantes de todo o arquipélago dos Açores, tem acesso à quinta geração de internet móvel desde o dia 1 de janeiro, estando a decorrer um período de experimentação gratuita até 31 de março.

O 5G MEO vai estar disponível em todas as ilhas da Região Autónoma até ao final deste ano, segundo revela a empresa.

A Altice Portugal acredita que a tecnologia “é um facilitador da coesão social e territorial, pelo que o investimento na robustez e expansão das suas redes tem sido contínuo e constante”.

O investimento em infraestruturas de última geração, nos próximos três anos, “vai atingir os 40 milhões de euros”.

Neste contexto está a decorrer, durante o primeiro semestre de 2022, a modernização das redes MEO na Região Autónoma com o objetivo de reforçar a cobertura e qualidade dos serviços prestados aos açorianos.

A rede de fibra ótica irá atingir “um valor superior a 97% de cobertura da população” e a rede móvel 4G “situa-se nos 97,33%, estando previstas 20 novas estações móveis”.

Estas infraestruturas permitem o acesso a comunicações de alto débito e são fundamentais para a adoção gradual do 5G e para tirar partido das novas oportunidades.

A Altice Portugal é o operador que, historicamente, “mais tem investido nos Açores, num compromisso claro com a Região nas áreas da inovação, infraestruturas e responsabilidade social”, assegura o operador.

Na vertente da inovação aberta de referir o polo da Altice Labs, na Ilha Terceira, inserido na iniciativa “Terceira Tech Island” promovida pelo Governo Regional dos Açores.

A Altice Portugal mantém também uma forte ligação com o Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – através de ações de mentoria a diversas start-ups – e é parceira estratégica do Azores Innovation Digital Hub, que tem como objetivo fomentar a transformação digital nos vários setores económicos da Região.