Categories: e-Commercee-Marketing

Amazon leva a tribunal críticas falsas no site

Pela primeira vez, a Amazon apresentou um processo contra empresas que têm como negócio vender críticas fabricadas sobre produtos vendidos na plataforma de e-commerce. As acusações incluem violações de direitos dos consumidores e de marca registada.

Quando, há 20 anos, a Amazon implementou o sistema de críticas no seu site talvez já tivesse equacionado a hipótese de surgirem testemunhos falsos, sejam eles positivos ou negativos. No entanto, a empresa poderá não ter considerado que as críticas falsas se poderiam tornar num negócio.

Várias empresas têm oferecido os seus serviços a utilizadores da plataforma de comércio online da Amazon, garantindo determinado número de comentários positivos em troca de um pagamento em dinheiro. Tendo em conta a proliferação deste tipo de negócio, os vendedores presentes no site estarão a encontrar benefícios nestes serviços já que o número de críticas positivas tem, comprovadamente, influência no processo de compra.

Agora, pela primeira vez, a Amazon vai processar pelo menos três fornecedores desta atividade que considera fraudulenta. Dos nomes revelados surgem Jay Gentile e dois sites alojados em buyamazonreviews.com e buyazonreviews.com.

Dados os nomes atribuídos aos sites, as acusações prendem-se não só com a questão ética, devido à publicidade enganosa, mas também com a infração de marca registada. De acordo com a Amazon, estas práticas colocam em causa a relação de confiança entre os clientes e a plataforma e prejudicam os restantes vendedores presentes no site que não utilizam estas estratégias enganadoras.

No processo, entregue em tribunal, a Amazon pede que sejam tomadas medidas tendo em vista o encerramento destes negócios bem como a cessação do uso da imagem e marca da empresa para divulgarem os seus serviços.

Filipa Almeida

Recent Posts

Tecnologia Celfocus assegura gestão do Fundo de Criptomoedas da 3 Comma Capital

O 3CC Global Crypto Fund é o primeiro fundo de criptomoedas em Portugal.

4 dias ago

Cloud e AI ganham terreno nas PME portuguesas

41% das empresas portuguesas já estão a utilizar IA nos próximos 12 meses, de acordo…

5 dias ago

Chatbots começam a melhorar o atendimento das marcas

No entanto, resolução do problema, tempo de resposta e clareza na comunicação são ainda pontos…

6 dias ago

DR da Jotelulu garante continuidade de funcionamento das PME em Portugal

Recurso recorre a cópias de segurança e replica os dados em caso de falhas graves…

1 semana ago

Lenovo Hybrid AI Advantage acelera a transformação da IA empresarial

Com esta expansão, a marca disponibiliza uma estrutura completa para as empresas construírem, escalarem e…

2 semanas ago

Candidaturas a Prémio Sonae Educação a terminar

Além do valor monetário, o prémio oferece a possibilidade de integração dos projetos no ecossistema…

2 semanas ago