Categories: e-Commercee-Marketing

Compras online motivam 21 mil queixas dos consumidores

Desde o início do ano, foram registadas pelos consumidores mais 21 mil reclamações relacionadas com compras online, uma média de 73 queixas por dia e um aumento de 56,9%, em relação a 2022

Os dados são divulgados pelo Portal da Queixa por ocasião do Dia de Compras na Net, que se assinala amanhã.

Entre os dias 1 de janeiro e 15 de outubro deste ano, os consumidores portugueses apresentaram 21.015 queixas relacionadas com compras online.

De acordo com a análise, entre janeiro e outubro, as cinco categorias com o maior número de reclamações relacionadas com compras online são: ‘Informática, Tecnologia e Som’, a acolher 27% das queixas geradas; segue-se ‘Comércio de Moda e Joalharia’ a somar 19,7%; depois ‘Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (12,6%). Já ‘Correio, Transportes e Logística’ recolhe 12,1% das reclamações e ‘Hotéis, Viagens e Turismo’, absorve 7,4% das queixas.

Segundo apurou o estudo, os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores referem: entrega atrasada ou não realizada (34,49%). São queixas referentes a compras online que atrasaram ou que não chegaram.

Em segundo, é apontado o reembolso não recebido (20,29%), são casos relacionados com a devolução de valores, cobranças indevidas ou mesmo cancelamento de compras.

Os dados revelam que o motivo burla/fraude foi denunciado em 18.53% das queixas recebidas. O produto com defeito motivou 9,67% das ocorrências. Já o Apoio ao Cliente –  dificuldade em entrar em contacto com a marca para resolver problemas sobre a compra online – está na origem de 5,97% das reclamações e problemas com a devolução do produto pesam 5,44% no total de queixas recebido desde o início do ano.

Bit Magazine

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

1 dia ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

3 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

4 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

5 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago