Categories: EmpresasNegócios

Desaceleração em smartphones afeta royalties da ARM

A fabricante britânica de chips ARM disse que uma desaceleração na demanda por smartphones da Apple e Samsung estava por trás de um crescimento menor que o esperado das receitas com royalties no quarto trimestre.

A ARM, cuja tecnologia está em quase todos smartphones, divulgou royalties de 130,4 milhões de dólares, uma subida de sete por cento, mas abaixo das previsões de analistas de 137,9 milhões de dólares.

O mercado de telemóveis topo de gama mostrou sinais de saturação, com a Apple e Samsung, ambas clientes da ARM, anunciando vendas menores que o estimado para os telemóveis iPhone 5S e Galaxy S4 na temporada de fim de ano.

A ARM disse que os seus royalties continuaram a crescer mais rapidamente em comparação ao mercado mais amplo de semicondutores, mas o nível de desempenho foi afetado por vendas mais lentas de chips para smartphones topo de gama na segunda metade do ano.

O presidente-executivo Tim Score disse que os smartphones, que respondem por cerca de metade das receitas com royalties da ARM, estavam desacelerando no segmento topo de gama, mas que dispositivos mais baratos estavam a vender bem.

“Esperamos que as receitas gerais com royalties em 2014 cresçam a uma taxa similar à registada nos últimos três anos, em 19 a 20 por cento”, disse.

A receita com licenciamento de processadores cresceu 26 por cento para 107,2 milhões de dólares no quarto trimestre, superando expetativas médias do mercado de 94,7 milhões de dólares.

No geral, a ARM teve um crescimento de 19 por cento no lucro antes de impostos para 95,5 milhões de libras (156 milhões de dólares), sobre uma receita 15 por cento maior, que alcançou 189,1 milhões de libras, em linha com as expetativas.

Leia também : ARM compra Duolog
Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

MEO Empresas e CIF promovem acesso universal ao desporto

Baseado em conectividade 5G, inteligência artificial e computação em cloud, o Smart Stadium 5G permite…

6 dias ago

CCG/ZGDV inaugura polo no IPSetúbal para tecnologias digitais e computacionais

O objectivo é impulsionar projetos de inovação e investigação em áreas como visão por computador,…

7 dias ago

Havaianas lançam modelo 3D

A marca brasileira de calçado e a Zellerfeld trazem ao mercado a versão de Flip-Flops…

1 semana ago

Tecnologia Celfocus assegura gestão do Fundo de Criptomoedas da 3 Comma Capital

O 3CC Global Crypto Fund é o primeiro fundo de criptomoedas em Portugal.

2 semanas ago

Cloud e AI ganham terreno nas PME portuguesas

41% das empresas portuguesas já estão a utilizar IA nos próximos 12 meses, de acordo…

2 semanas ago

Chatbots começam a melhorar o atendimento das marcas

No entanto, resolução do problema, tempo de resposta e clareza na comunicação são ainda pontos…

2 semanas ago