Facebook lança ferramentas de medição ‘in-store’

Entre as ferramentas anunciadas pelo Facebook estão um medidor de visitas às lojas,  uma API para as conversões offline e um localizador de lojas.

“A mudança para o móvel aconteceu, mas a grande maioria das vendas acontece dentro das lojas”, refere Matt Idema, vice presidente de marketing de produtos monetização do Facebook.  “Com estes produtos, agora o Facebook consegue levar as pessoas às suas lojas a partir do móvel e medir os resultados para o seu negócio.”

O mais interessante é capaz de ser a plataforma para medir as conversões offline, que permite aos negócios medirem o impacto das suas campanhas de marketing no Facebook em transações que ocorrem em lojas, call centers e outros.

É algo que está relacionado com a ferramenta de visitas às lojas, que mostra o número de pessoas que viram um anúncio de reconhecimento de um negócio local e depois visitaram a sua loja física.

E para ajudar nesta transição, há o localizador de loja: uma solução rápida e nativa dentro do Facebook para ajudar as pessoas a localizarem lojas físicas. Os utilizadores podem clicar no mapa num anúncio  de reconhecimento de uma empresa para verem mais informações sobre locais próximos – sem sairem do anúncio ou aplicação, podem ver a morada, horas, número de telefone, website e tempo estimado de viagem para cada loja.

Um dos primeiros parceiros do Facebook nos testes a estas ferramentas foi a cadeia de retalho E.Leclerc, que chegou a algumas conclusões interessantes. Por exemplo, 12% das pessoas que clicaram num anúncio visitaram a loja num espaço de 7 dias, concluíram.

“É essencial para nós personalizarmos as nossas comunicações localmente e medirmos a sua eficiência”, avança diretor de media da cadeia, Matthieu Couturier. ” Graças às páginas locais dos nossos supermercados no Facebook, podemos reforçar a proximidade com os nossos clientes. Esta nova solução publicitária também nos permite medir quantas vezes os clientes vêm fazer compras, atribuindo-a a uma exposição ‘real’ em áreas comerciais precisas”, explica.

Informações mais detalhadas sobre a ferramenta disponíveis aqui, em inglês.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

2 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

3 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

4 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago