Categories: e-Marketinge-Payment

Faturação eletrónica ajuda empresas a poupar

Segundo o “Estudo sobre a Fatura Eletrónica em Portugal 2021-2022” da SERES, volume total de faturas eletrónicas em empresas portuguesaspassou de 6.106.070 no primeiro semestre de 2021 para 7.188.738 no mesmo período em 2022, representando um aumento de 18%.

Este aumento na adoção da fatura eletrónica reflete-se diretamente nas poupanças das empresas e no número de horas dos colaboradores, permitindo uma poupança de 55.784.607€ e de 15 anos laborais (30.398 horas).

Este estudo, que conta com a participação de cerca de 15.000 empresas de diversos setores de atividade, dimensão e localização geográfica, mostra que Lisboa continua a ser a cidade que tem maior percentagem de emissão de faturas (75,65%), seguida pela cidade de Faro (4,47%), pelos Açores (3,08%) e por Aveiro (2,63%).

A região que demonstrou um maior crescimento na emissão de faturas eletrónicas foi Leiria, com mais 1,98% face ao ano anterior. No que diz respeito à percentagem relativamente ao valor total de faturas rececionadas, Lisboa mantém-se em primeiro lugar com 25,29%, seguida por Aveiro, com 13,69% (representando um aumento de 4,67% face a 2021) e Faro com 11,17%.

O setor da indústria é o que demonstra um maior aumento em relação à emissão de faturas eletrónicas (+4,12%), bem como as grandes empresas (+28,25%).

O “Estudo sobre a Fatura Eletrónica em Portugal” aborda a utilização e adoção da faturação eletrónica no nosso país e pretende dar a conhecer a evolução da utilização de fatura eletrónica das empresas portuguesas e conhecer o nível de implementação atual da fatura eletrónica em Portugal de forma a entender quais são as principais medidas necessárias para fomentar a utilização da mesma.

 “Este estudo permite-nos perceber o atual nível de digitalização das empresas portuguesas, e acompanhar a sua evolução por região, dimensão e também setor de atividade. Embora o processo esteja a decorrer, e tenhamos tido algumas surpresas agradáveis como o caso de Leiria, a região com maior crescimento na emissão de faturas eletrónicas, o mesmo permanece mais lento do que o desejado. A faturação eletrónica é uma ferramenta essencial na transformação digital das empresas e a Seres quer fazer parte da solução e ajudar as empresas a se tornarem cada vez mais digitais”, comenta Tiago Cancela, sales manager da Seres Portugal.

Segundo dados da Eurostat, na globalidade, quase 80% dos negócios a nível nacional permanecem atrasados no processo de transformação digital.

Bit Magazine

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

2 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

18 horas ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

7 dias ago