Categories: e-Commercee-Marketing

Impossibilidade de experimentar produtos desencoraja a compra online

Um estudo recente do Observador Cetelem questionou os consumidores sobre os motivos pelos quais não realizaram a última compra na Internet. Para a maioria dos europeus (mais de 60%), o principal entrave à compra online é a impossibilidade de ver, tocar e experimentar os produtos. O receio de que o produto seja danificado durante o transporte, a inexistência de serviços pós-venda e a demora na entrega são outros dos motivos apontados pelos consumidores europeus.

A par da vontade de ver e experimentar os produtos, a necessidade de opiniões e conselhos do vendedor é também apontado como um motivo de preferência pelas lojas físicas por um número considerável de consumidores (26%). Assim, as lojas físicas permanecem, até ao momento, insubstituíveis em matéria de experiência de compra.

Apesar das melhorias nos transportadores, que asseguram cada vez melhor a entrega dos produtos em bom estado, o receio de que os produtos sejam danificados pelo caminho é o principal motivo pelo qual os consumidores não fizeram a sua última compra de equipamento de TV, Hi-Fi e vídeo (21%), produtos domésticos (16%) e produtos de decoração e mobiliário de habitação (14%) na Internet.

Já no caso dos equipamentos de bricolagem ou jardinagem, o principal travão à compra online é a inexistência ou dúvida em relação à qualidade do serviço pós-venda (15%). Mesmo com o aumento da segurança no pagamento, muitos europeus (cerca de 13%) continuam a não comprar online por não gostarem de pagar pela Internet.

O estudo revela ainda que um europeu em cada quatro considera que esperar pela entrega dos produtos é um travão à compra pela Internet. Já a obrigação de estar presente no momento da entrega ou de se deslocar até aos Correios é apontada por 14% dos consumidores.

Bit Magazine

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

3 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

4 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

7 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

2 semanas ago