Categories: e-Commercee-Marketing

Tecnologias ajudam consumidores a comprar mais rapidamente, diz estudo

Em comunicado enviado à imprensa, a Cetelem admite que apesar da crescente influência das novas tecnologias na decisão de compra, o preço continua a ser determinante.

Assim, os dois principais fatores que explicam a aceleração de determinadas decisões de compra são argumentos de poder de compra. “Comprar exclusivamente em função do preço” (37%) e “procurar ofertas especiais” (34%) surgem como principais fatores uma decisão de compra mais rápida.

Paradoxalmente, as novas tecnologias podem também atrasar o momento da compra. Quando a tomada de decisão de compra é mais demorada, o tempo gasto na pesquisa de informação na Internet ou em lojas é um fator determinante. Nesse sentido, “a necessidade de tempo para garantir que se fez uma boa escolha” é referida por 43% dos consumidores europeus.

“Esperar pelas ofertas especiais” como vendas flash ou saldos faz com que 40% dos inquiridos façam as suas compras menos rapidamente do que antes.

Quanto ao tempo dedicado às compras varia consoante a categoria do produto. No caso dos produtos alimentares, artigos de bricolagem/jardinagem e produtos têxteis, o tempo gasto para pesquisar, obter informações e comprar o produto é, em média, de 1h30 a duas horas. No caso de compras de eletrodomésticos, equipamento de TV, Hi-Fi ou vídeo, os consumidores precisam de mais de 3 horas.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

3 horas ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

19 horas ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

2 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

5 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

6 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

7 dias ago