Em comunicado enviado à imprensa, a Cetelem admite que apesar da crescente influência das novas tecnologias na decisão de compra, o preço continua a ser determinante.
Assim, os dois principais fatores que explicam a aceleração de determinadas decisões de compra são argumentos de poder de compra. “Comprar exclusivamente em função do preço” (37%) e “procurar ofertas especiais” (34%) surgem como principais fatores uma decisão de compra mais rápida.
Paradoxalmente, as novas tecnologias podem também atrasar o momento da compra. Quando a tomada de decisão de compra é mais demorada, o tempo gasto na pesquisa de informação na Internet ou em lojas é um fator determinante. Nesse sentido, “a necessidade de tempo para garantir que se fez uma boa escolha” é referida por 43% dos consumidores europeus.
“Esperar pelas ofertas especiais” como vendas flash ou saldos faz com que 40% dos inquiridos façam as suas compras menos rapidamente do que antes.
Quanto ao tempo dedicado às compras varia consoante a categoria do produto. No caso dos produtos alimentares, artigos de bricolagem/jardinagem e produtos têxteis, o tempo gasto para pesquisar, obter informações e comprar o produto é, em média, de 1h30 a duas horas. No caso de compras de eletrodomésticos, equipamento de TV, Hi-Fi ou vídeo, os consumidores precisam de mais de 3 horas.
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