Vai ser possível enviar dinheiro através do Facebook

Para além de mensagens, imagens, vídeos ou stickers, a aplicação de chat do Facebook vai permitir também o envio de dinheiro. Para já, a funcionalidade será lançada apenas nos Estados Unidos, de modo totalmente gratuito, e garante a transferência imediata das quantias.

Cada vez é mais comum realizar operações bancárias ou compras através de uma plataforma online tornando esse setor num dos mais apetecíveis para as tecnológicas de todos os pontos do globo. Desde investimentos multimilionários de empresas como a Amazon ou Alibaba à criação de bancos online privados.

O Facebook junta-se à corrida com a apresentação de uma funcionalidade que será integrada na aplicação de mensagens da rede social e que permitirá o envio de dinheiro entre amigos. Para aproveitar a nova ferramenta, será apenas preciso iniciar uma conversa com outro utilizador que esteja adicionado à sua rede de amigos e clicar num botão criado especificamente para o efeito e que apresenta a forma de um dólar. O utilizador tem, depois, de adicionar o seu cartão de débito para que o dinheiro possa ser enviado.

O destinatário recebe um aviso e para receber a transferência tem apenas de adicionar o cartão enviado pelo amigo e adicionar também as informações relativas ao seu cartão de débito. Estes cartões têm de ser Visa ou MasterCard e emitidos por um banco norte-americano já que, por agora, a funcionalidade será restrita aos EUA.

Durante os próximos meses, a ferramenta será disponibilizada pelas diferentes regiões do Estados Unidos e poderá ser acedida através de diferentes dispositivos incluindo smartphones Android ou iOS.

De acordo com o anúncio publicado pela rede social, “o dinheiro enviado é transferido imediatamente. Poderá demorar um a três dias úteis para que o dinheiro fique disponível dependendo do banco, tal como acontece com outros depósitos”, o que torna esta operação semelhante a transferências mais tradicionais, pelo menos neste aspeto.

Mas a principal questão a suscitar dúvidas prende-se com a segurança destas transferências. O Facebook farante que serão utilizados sistemas de encriptação para que nenhuma informação relacionada com os cartões de débito seja revelada a terceiros e explica que “estes sistemas de pagamento são guardados num ambiente seguro que está separado de outras partes da rede do Facebook e que recebem controlo e monitoramento adicional.”

Para complementar a segurança dos utilizadores, quando são adicionados os cartões de débito, podem ser criados códigos PIN e ainda ativar a opção Touch ID, caso a transferência seja realizada através de um dispositivo com sistema operativo iOS.

Filipa Almeida

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

9 horas ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 dia ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

4 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

6 dias ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago