Priberam em encontro sobre potencial económico do português e do espanhol no mundo

A Priberam foi um dos participantes do encontro “Português e Espanhol: O potencial económico de duas línguas no mundo”, realizado no dia 19 de novembro em Badajoz.

A Priberam foi convidada pela Junta de Extremadura a participar neste evento, realizado no âmbito da Feria Hispano Portuguesa, para contribuir para a análise “das possibilidades que oferecem estas duas línguas na hora de procurar áreas de influência e, além disso, gerar novas forma de negócio e empreendedorismo”.

Carlos Amaral, CEO da Priberam, participou na mesa redonda Novos Modelos de Negócio para o espanhol e o português, onde salientou que o Português e o Espanhol criam um “triângulo estratégico” único, através da América Latina, da Europa e da África.

A importância deste triângulo estratégico é demonstrada pelo facto de que une hoje cerca de um terço da população ativa mundial, cobre áreas responsáveis por mais de um quarto das reservas mundiais de petróleo e mais de metade da terra arável não explorada do planeta.

Mas mesmo só considerada a língua, o português e o espanhol, quando encarados no seu conjunto, são o segundo idioma mais falado do mundo, logo a seguir ao mandarim – mas com a vantagem de que os seus falantes não estão concentrados num só país, antes podem ser encontrados em várias regiões distribuídas por todos os continentes.

Neste contexto, Carlos Amaral apresentou o FLiP 10 como um produto unificador e agregador da língua portuguesa, uma vez que inclui ferramentas de revisão para o português falado em Portugal mas também em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.