Categories: CiênciaInovação

Epson desenvolve equipamento de realidade aumentada para beneficiar setor da saúde

O objetivo, refere o comunicado, consiste em melhorar a qualidade de vida de quem sofre de patologias associadas a baixa visão. A solução, apresentada pela Epson, vem permitir a adaptação da graduação dos óculos às necessidades de cada paciente, refletindo-se numa melhoria notória da visão deficitária.

Associado aos smartglasses Moverio, o Sistema Retiplus inclui um tablet que permite o acesso sem fios a conteúdos e que possibilita ao profissional de Oftalmologia posicionar e calibrar a nitidez de uma imagem, até as deficiências visuais do paciente serem colmatadas. Os smartglasses Moverio são formatados para permitirem ao utilizador visualizar imagens de forma eficiente e, melhorar o desempenho de atividades simples do dia-a-dia como ler um livro ou ver televisão.

De acordo com a empresa, o Sistema Retiplus, registado com patente de invenção nos EUA e em Espanha, armazena funcionalidades standard, como exercícios pré-configurados para reabilitação visual do paciente. Estes wearables incluem filtros seletivos e de redução de fundo e com a sua função zoom- activada por comandos de voz ou pela pressão de um botão – permite, por exemplo, facilitar o reconhecimento de uma pessoa a uma grande distância ou, ver o número do autocarro que se aproxima. A plataforma cloud do software, funciona como repositório de big data para análise de padrões e tendências da área de saúde ocular.

O equipamento tecnológico da Epson promete assim contribuir que a área da Saúde ganha outros contornos com a aplicação de equipamento de inovação tecnológica no sector. A prova disso mesmo são os resultados alcançados com os smartglasses Epson Moverio que, com o seu sistema inovador, conseguem revolucionar a saúde ocular e proporcionar melhor qualidade de vida a quem sofre desta patologia.

É de recordar que a tecnologia Retiplus teve o seu início com os smartglasses Moverio BT200, dando depois lugar a uma geração de produtos mais rentáveis: Moverio BT300 e Moverio BT350, preparando assim o seu desenvolvimento a nível comercial.

João Pardal

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

4 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

6 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

7 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

2 semanas ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

2 semanas ago