Facebook vai mostrar anúncios a não utilizadores

As mudanças foram anunciadas por Andrew Bosworth, vice-presidente da plataforma de anúncios e negócios do Facebook, e chegam dois anos depois do lançamento da Audience Network (Rede de Audiência) – uma plataforma desenhada para ajudar os anunciantes e programadores a mostrarem anúncios nos seus sites e aplicações.

“No entanto, no passado, só mostrámos anúncios nestes locais a pessoas que tinham conta no Facebook”, escreveu Bosworth. “Estamos a expandir a Audience Network para que anunciantes e programadores possam mostrar melhores anúncios a toda a gente – incluindo aos que não usam ou não estão ligados ao Facebook.”

A rede social, que tem agora 1,6 mil milhões de utilizadores mensais, justifica as medidas como uma tentativa de melhorar a qualidade e relevância dos anúncios. Um dos cenários exemplificados por Bosworth é na utilização do Facebook por dispositivo móvel: abre-se um artigo no navegador do telefone e a página leva mais tempo que o normal a carregar. Quando aparece, o artigo está bloqueado por um anúncio, e se a pessoa carregar em qualquer outro milímetro que não no do “x” para fechar, é levada para outra página.

“A publicidade pode estar para ficar, mas não os maus anúncios como estes”, referiu o responsável. “É por isso que estamos a trabalhar para oferecer uma melhor experiência de anúncios online para toda a gente.”

Ferramentas de controlo

Outra revisão abrange o controlo por parte do utilizador acerca dos anúncios que vê, incluindo ferramentas para desativar a publicidade baseada nos interesses online. Quem tiver uma conta, pode fazê-lo nas suas configurações do Facebook, e as definições serão cumpridas onde quer que o utilizador utilize a rede social – mostrando se pretende visualizar anúncios baseados em interesses específicos, como viagens ou televisão.

“A partir de hoje, os utilizadores podem desativar a visualização de anúncios em apps e sites que não sejam disponibilizados pelo Facebook, com base nas suas preferências de anúncios”, realça a empresa. “O utilizador poderá fazê-lo através das configurações do Facebook ou clicando no ícone AdChoices ao lado do anúncio da Rede de Audiência.”

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

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