IBM Watson já é assistente digital em loja da Macy’s

Chama-se “Macy’s On Call” e é uma aplicação que agrega a tecnologia cognitiva do IBM Watson com a plataforma inteligente da Satisfi, funcionando como um assistente digital para uma experiência de compra em loja mais personalizada. Para já em fase inicial, está a decorrer em 10 localizações nos EUA.

A conhecida norte-americana Macy’s lançou o “Macy’s On Call”, uma ferramenta digital que funciona como assistente pessoal. Ou seja, os clientes interajam em loja com uma plataforma de inteligência artificial através dos seus dispositivos móveis.

O projeto-piloto está já em teste em 10 lojas da marca, é alimentada pelo IBM Watson, através da plataforma interativa inteligente Satisfi, garantindo a IBM esta ser a primeira solução do género a personalizar e a melhorar significativamente a experiência de compra em loja.

Os clientes podem fazer perguntas em linguagem natural sobre as características e os produtos em loja, assim como os serviços e instalações, recebendo, em seguida, uma resposta personalizada.

Por exemplo, diz a IBM no comunicado que apresenta o projeto que o cliente pode digitar “Onde estão os sapatos de senhora?”, ou uma combinação de marca e produto, como “Vestido INC,” e recebe uma resposta relevante e a localização exata do produto.

“Uma vez que cada loja da Macy’s é diferente e que os consumidores procuram cada vez mais soluções mobile, a “Macy’s on Call” mostra ser uma ferramenta útil para obter informações sobre o que comprar e como percorrer a loja, poupando tempo. O sistema irá evoluir à medida que for aprendendo mais sobre os clientes de cada região, o que já está a acontecer relativamente aos produtos mais procurados, com destaque para as perguntas frequentes, cujas respostas estão acessíveis através de um simples clique. Nesta fase, a plataforma está disponível em inglês e em espanhol”.

Disponível em macys.com/storehelp, a ferramenta fornece informações detalhadas por departamento, marca e categoria de produto, assim como pormenores relevantes sobre serviços únicos de uma loja em concreto – desde ofertas de myStylist pessoal, à possibilidade de comprar on-line, aos pontos pick-up no interior da loja e até às instalações, como a localização das casas-de-banho.

Esta interação com o cliente, explica a empresa norte-americana, é possível graças a um interface de pergunta e resposta que utiliza a API Natural Language Classifier do IBM Watson, permitindo que a Macy’s saiba mais sobre os seus clientes, assim como os produtos e serviços mais procurados.