Segundo o relatório sobre vendas, para otimizar o desempenho e fechar contratos mais rapidamente, as empresas dão prioridade a três áreas: experiência do utilizador, colaboração entre equipas e inteligência artificial.
“Inteligência e automatização são o futuro das vendas, pois permitem que as equipas aumentem a sua produtividade em todo o ciclo”, indica Adam Blitzer, gerente geral e vice-presidente executivo da Salesforce Sales Cloud. “Com o uso de tecnologias como lógica analítica preditiva, Lead Scoring e CRM móvel, as equipas de vendas fecham contratos de maneira mais inteligente e encontram formas inovadoras de se conectar aos clientes.”
Algumas conclusões da pesquisa sobre vendas inteligentes:
– Entre as equipas comerciais de melhor desempenho que usam recursos inteligentes, 40% observaram aumento na geração de pipeline, enquanto 43% viram aumentar o número de novos contratos fechados.
– A venda preditiva é o futuro da experiência do utilizador: 76% das equipas afirmam focar a prestação de serviços proativos e 78% concentram-se em antecipar as necessidades dos clientes.
– Nos próximos três anos, espera-se um grande aumento na adoção de recursos de vendas inteligentes: projeta-se um crescimento de 118% na adoção de inteligência preditiva; 115% em automatização de processos de pagamento e 139% na adoção de inteligência artificial.
Experiência do utilizador agora é o principal benchmark de vendas:
– Para 76% dos consumidores, é muito importante interagir com representantes focados nas suas necessidades e não apenas em fechar negócios rapidamente.
– Segundo 51% das equipas de vendas de alto desempenho, aumentar a retenção de clientes por meio de relações profundas está entre os seus objetivos mais importantes.
– 70% das equipas de vendas passaram a focar-se mais em responder aos seus clientes e fornecer feedback em tempo real devido às mudanças nas expectativas dos clientes.
Aumento da produtividade com tecnologia:
– Os representantes de vendas não passam a maior parte de seu tempo a vender. Na verdade, eles gastam uma média de 64% do tempo em tarefas não relacionadas, como atividades administrativas e de serviço, viagens e formação.
– 64% dos consumidores esperam que as empresas interajam com eles em tempo real e 80% dizem que sua fidelidade a uma marca é influenciada por respostas imediatas do suporte. No entanto, somente 29% das equipas fornecem aplicações móveis aos seus representantes.
– Tecnologia móvel é elemento essencial do kit de vendas moderno: 53% dos melhores representantes usam a tecnologia para se conectar de qualquer lugar e a qualquer momento.
Colaboração global é a nova cara das vendas:
– Ter uma visão holística do cliente é essencial para o sucesso: entre as equipas de alto desempenho, 79% classificam a sua capacidade como excepcional ou muito boa.
– Um processo de vendas conectado vai além da colaboração tradicional e exige um ecossistema de parceiros muito bem organizado: 76% das melhores equipas classificam os recursos de colaboração dos seus parceiros como excepcional ou muito bons.
– As principais equipas usam canais de autoatendimento para capacitar os seus representantes a corresponder às expectativas dos clientes : 75% das equipas usam bases de conhecimento e 69% usam comunidades on-line para se conectarem com os clientes.
O relatório State of Sales pode ser consultado neste link.
A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…
O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…
Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…
Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…
Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…
O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…