Publicidade em redes sociais atingirá 50 mil milhões de dólares em 2019

De acordo com o relatório, citado pela Reuters, os gastos de anunciantes em redes sociais vão representar 20% de todo o investimento publicidade na internet dentro de apenas dois anos. Isso significa que o segmento será praticamente equivalente à publicidade em jornais (apenas um ponto percentual abaixo). A Zenith Optimedia espera mesmo que as redes sociais como destino para anunciantes ultrapasse os jornais em 2020.

“As redes sociais e o vídeo online estão a impulsionar o crescimento contínuo nos investimentos publicitários globais, apesar das ameaças políticas à economia”, afirmou Jonathan Barnard, diretor de previsões da Zenith.

Em 2017, a agência prevê que os investimentos globais em publicidade cresçam 4,4%, o mesmo ritmo de subida que em 2016. Isso é considerado especialmente importante tendo em conta que este ano existiram vários eventos importantes que impulsionaran os anúncios – desde o Rio 2016 ao referendo que deu origem ao Brexit e à eleição presidencial nos Estados Unidos.

No caso do vídeo online, que também está a crescer muito, o total será de 35,4 mil milhões de dólares em 2019, já acima do investimento na rádio.

O relatório da Zenith mostra que o investimento publicitário se manteve estável nos últimos seis anos, apesar do crescimento ter declinado no Médio Oriente e Norte de África.

As principais redes sociais a beneficiarem dessa atenção dos anunciantes são o Facebook e o Snapchat. Já o Twitter, cuja base de utilizadores estagnou, tem apresentado dificuldades em conseguir lucros e crescer o negócio de publicidade.

Já para os media, a mudança da forma como os leitores consomem notícias afetou a capacidade de negociar com anunciantes. As rede sociais são, atualmente, plataformas que misturam entretenimento com consumo de notícias, o que as torna não apetecíveis.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

6 dias ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago

Microsoft lança novo Programa de Segurança para a Europa

Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…

2 semanas ago

Altice Labs obtém certificação TM Forum Gold Open API

O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…

2 semanas ago