Reino Unido investe em rede Wi-Fi para comboios suburbanos

O governo britânico disse que vai investir milhões de dólares na construção de uma nova, gratuita e ultra-rápida rede Wi-Fi para comboios suburbanos que viajem para Londres e outras grandes cidades do Reino Unido.

wifi comboios

Este projeto será em parte financiado por uma multa de aproximadamente 91 milhões de dólares aplicada à Netwoork Rail por falhas na pontualidade registadas em viagens de longo-curso nos últimos cinco anos.

A Network Rail é a empresa responsável pela gestão das estações, dos caminhos-de-ferro e da sinalização ao longo de toda a rede ferroviária do Reino Unido.

Contudo, o Gabinete de Regulamentação da Ferrovia concedeu ainda alguma leniência à Network Rail, pois alguns dos fatores que causaram as falhas encontravam-se para além do controlo da empresa, como condições atmosféricas severas e suicídios nas linhas-de-ferro. Caso contrário, a coima chegaria aos 120 milhões de dólares.

Esta nova infraestrutura permitirá então que os passageiros possam conectar-se à Internet através de equipamento integrado nas estações e linhas-férreas, em detrimento da utilização de tecnologia de satélites, pelo que se espera que esta rede seja uma dezena de vezes mais veloz do que os vigentes serviços de Wi-Fi de que dispõem os comboios.

O projeto deverá estar operacional nos próximos três ou quatro anos, adivinhando-se que os primeiros comboios a beneficiarem desta tecnologia sejam aqueles que se dirijam para a capital britânica a partir de regiões como Bedford, Bighton, Kent e Portsmouth.

Já em 2013, o governo havia comunicado que investiria na melhoria dos serviços de ligação à Internet, iniciativa esta que não chegou a ver a luz do dia.